Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança visita região de Ribeirão
A partir do dia 02 de julho, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, que sucedeu a Dra. Zilda Ars na coordenação da pastoral, estará em Ribeirão Preto, onde cumprirá agenda com lideranças da Pastoral da Criança e visita os trabalhos da Pastoral da Criança nas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista e participará da Assembleia Estadual da Pastoral da Criança.
Programação da Visita da Coordenadora Nacional - Ir. Vera Lucia Altoé.
Chegada – 02 de julho – sexta-feira - 18h15 - Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto
Acolhida no Aeroporto: Coordenação arquidiocesana e representantes das lideranças.
18h30 – Recepção na Paróquia Maria Mãe do Povo na Área Missionária Anhanguera, Jardim Aeroporto - Ribeirão Preto
03 de julho – Sábado
08h - Visita e encontro com lideranças na Diocese de Franca.
15h - Visita e encontro com lideranças na Diocese de Jaboticabal.
04 de julho – Domingo
8h - Visita e encontro com lideranças na Diocese de São João da Boa Vista.
15h – Encontro com lideranças na Arquidiocese de Ribeirão Preto.
05 de julho – Segunda
10h30 – Encontro com D. Joviano, Arcebispo de Ribeirão Preto em sua residência.
12h – Almoço com párocos e vigários das paróquias com Pastoral da Criança da Arquidiocese na Casa Backita em Ribeirão Preto
13h30 – Roda de conversa com os padres na sala de palestras
19h30 - Jantar e encontro com a liderança da Forania N. Sra. Aparecida em Sertãozinho
Irmã Vera Lúcia Altoé, 52 anos, é capixaba, natural de Cachoeiro do Itapemirim. Educadora formada em pedagogia, também estudou teologia e espiritualidade. É pós-graduada em alfabetização e em ensino religioso. Viveu até os 13 anos na fazenda de seus pais, quando foi estudar primeiramente em Barra do São Francisco e depois em São Paulo, em colégios de irmãs, período em que teve clareza de sua vocação e ingressou na vida religiosa. Após concluir os estudos, foi enviada em missão para o Mato Grosso, onde há 31 anos atua na Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, conhecidas como Irmãs Azuis.
Começou seu trabalho na Pastoral da Criança quando foi morar na favela situada no Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), em 1997. Exerceu a coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Cuiabá, entre 1997 e 2001. Em seguida foi eleita coordenadora estadual do Mato Grosso, função que exerceu entre 2001 e 2004. Nos últimos quatros anos integrou o Conselho Diretor da Pastoral da Criança, como secretária.
Segundo ela, seus principais desafios como nova coordenadora nacional são continuar dando respostas positivas à missão da Pastoral da Criança, acolher e respeitar as diferenças e aprender a ser uma gestora em âmbito nacional. Para Irmã Vera Lúcia, coordenar o trabalho de 270 mil voluntários é uma oportunidade de gerar vida, sobretudo onde ela se encontra mais fragilizada.
“Graças ao trabalho voluntário é possível atender as necessidades de milhões de crianças e gestantes, resgatar sobretudo a auto-estima, promover a saúde, a educação, a cidadania e abrir oportunidades para que mais crianças e gestantes possam receber essa benção que é a Pastoral da Criança. Vou me dedicar a ampliar a cobertura das crianças e famílias pobres, com atenção especial a formação e capacitação de nossos voluntários”, afirma Irmã Vera Lúcia.