Moradores de Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com idade entre 15 e 59 anos, já podem receber a dose única da vacina contra a dengue Butantan-DV. O imunizante, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, tem eficácia de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização por dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, os três municípios foram escolhidos por critérios estratégicos. Ao longo de um ano, serão feitas análises para avaliar a incidência da dengue nessas cidades, além do monitoramento de possíveis eventos adversos raros após a imunização.
Foram distribuídas 80 mil doses da vacina para Botucatu (SP), 60,1 mil para Maranguape (CE) e 64 mil para Nova Lima (MG). O quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nesses municípios.
Com a chegada de mais doses da Butantan-DV, a imunização de profissionais da Atenção Primária à Saúde está prevista para o início de fevereiro. Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia nacional, com vacinação do público em geral, será implementada conforme a disponibilidade de doses.
Quem pode se vacinar?
Por enquanto, a vacinação com a Butantan-DV (dose única) está disponível apenas nas cidades de Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), para moradores desses municípios com idade entre 15 e 59 anos.
Em fevereiro, deve iniciar a vacinação para profissionais de saúde.
A vacinação para o público em geral deve ser implementada conforme a disponibilidade de doses, mas ainda não há data confirmada para começar.
Crianças (outra vacina)
Atualmente, o SUS oferece gratuitamente nos postos de saúde de todo o Brasil uma outra vacina contra a dengue, a Qdenga, de origem japonesa. O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Crianças menores
Na prática, a vacina japonesa Qdenga pode ser aplicada a partir dos 4 anos de idade. No entanto, devido à limitação de doses, ela está disponível no SUS apenas para crianças a partir dos 10 anos. Para crianças menores, a vacina pode ser encontrada somente na rede privada (particular).