No domingo, dia 27 de junho a Pastoral da Criança de São João del-Rei completou 20 anos de atuação na diocese. A data foi celebrada com missa no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos às 8 horas da manhã, presidida pelo pároco José Raimundo da Costa.

A celebração teve a participação do assessor diocesano da Pastoral da Criança, padre Geraldo Magela e contou com a presença dos integrantes da Pastoral.

 



Em sua homilia, padre José falou sobre a missão profética do cristão que deve se manifestar “na luta contra o egoísmo e na ajuda aos irmãos”. “Devemos agir no amor, na doação, na partinha, na luta por uma sociedade mais justa”, destacou o padre.

Padre Geraldo Magela deixou sua palavra de gratidão aos integrantes da Pastoral da Criança pelo importante trabalho desenvolvido. Afirmou que seu nascimento se deu na Paróquia de São Sebastião, em Santa Cruz de Minas e que vem crescendo a cada dia. Ressaltou que a Pastoral da Criança seja talvez o cartão de visita mais bonito da Igreja Católica e que ser discípulo de Jesus é abraçar a luta pela vida. “Os líderes da pastoral da criança não são simples agentes sociais, são homens e mulheres de fé, discípulos e discípulas de Jesus. São pessoas que tocadas pelo amor de Deus, puseram-se a trabalhar pelas as crianças, para que elas tenham vida e uma vida mais feliz. É um trabalho que nasce da fé, e a fé só é verdadeira quando se concretiza em obras, quando ela se manifesta no trabalho para o bem, para a justiça.”. Padre Geraldo lembrou também Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morta em 12 janeiro de 2010 no terremoto do Haiti e seu trabalho no combate à mortalidade e à desnutrição infantil. Ao final pediu para que todos de pé aplaudissem o trabalho da pastoral.

Para Marta Maristela, coordenadora da Pastoral da criança da diocese de São João del-Rei há 10 anos “é uma grande emoção comemorar esses 20 anos e  acompanhar o crescimento da pastoral”. Maria Nelza, também integrante da pastoral afirma que é gratificante ver o resultado do trabalho por eles desenvolvido: “É uma alegria para nós ver o sorriso nos rostos das crianças e das mães. Queria que Deus me desse mais 20 anos para dar continuidade à esse trabalho voluntário na Pastoral da Criança”. Já Maria Ida, atua como coordenadora da Pastoral da Criança da cidade de Piedade do Rio Grande há 15 anos e afirmou que ao longo do seu trabalho já acompanhou bebês que hoje são mães: “A Pastoral caiu na minha vida em um momento de sofrimento e conseguiu me dar ânimo e me erguer. Sou muita grata e feliz por poder contribuir e continuar nessa missão de promover vidas.” Maria Ida aproveitou para fazer um convite aqueles que queiram se integrar nessa bonita missão desenvolvida pela Pastoral da criança: “ É um trabalho muito bonito e gostoso de ser feito. Quem entra não sai.”

Fonte: Diocese de São João del-Rei