O Advento é um tempo de alegria, expectativa e preparação para toda a Igreja. E, para centenas de crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil, é também um período de evangelização e solidariedade. Desde 2015, os Pequenos Reis Magos levam bênçãos às famílias da vizinhança e aprendem o valor cristão da partilha com quem mais precisa.
“É uma experiência surreal. Você se sente bem e se renova ao participar. E é muito bom ver a alegria das pessoas quando a gente chega às casas”, conta Mariana, de 12 anos, moradora de Araucária, no Paraná, e que participa da ação na Paróquia Senhor Bom Jesus há quatro anos.
Inspirada por uma iniciativa alemã, a campanha no Brasil foi abraçada pela Pastoral da Criança Internacional e se tornou a principal forma de arrecadação de recursos para sustentar suas ações. Em 2024, foram arrecadados 305 mil reais. As doações foram enviadas para cinco países da África e da América do Sul. O relatório completo está disponível neste link.

Na diocese de Maracaibo, na Venezuela, as doações enviadas do Brasil ajudam na manutenção das ações da Pastoral da Criança, garantindo o acompanhamento das famílias em meio à grave crise social e econômica que o país enfrenta, marcada pela escassez de alimentos e recursos básicos.
“Na Venezuela, a Pastoral da Criança está alimentando a esperança. Está abrindo espaço para o desenvolvimento humano integral, especialmente das crianças nos primeiros mil dias de vida. A Pastoral da Criança é um oásis no meio do deserto de todas as dificuldades que vive o nosso povo, especialmente os meninos e meninas. Por isso, convido todos a apoiarem a Campanha dos Pequenos Reis Magos, para que a Pastoral da Criança possa continuar com sua missão salvadora, libertadora e de amor — não só na Venezuela, mas em outras partes do mundo”, convida Elvy Monzant, coordenador diocesano.
Como participar
A campanha consiste na ação missionária de catequizandos, que vão até as casas da comunidade, levando uma bênção para o novo ano e convidando as famílias a contribuírem com doações voluntárias. Na Paróquia Senhor Bom Jesus, a iniciativa é realizada desde 2021. A coordenadora paroquial da catequese, Silvinha Maria Teixeira, incentiva que outras paróquias abracem a campanha:
“Nossos catequizandos precisam experienciar a fé, a partilha e a solidariedade. Eu recomendo que todas as paróquias participem da campanha, para que possam sentir a força de contribuição dos jovens”, estimula Silvinha.

Para sair do papel, a campanha conta com o apoio de bispos, padres, catequistas e assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Coordenadores e líderes da Pastoral da Criança também são convidados a apresentar a iniciativa às dioceses e paróquias que ainda não participam.
As visitas são realizadas durante o período do Advento, que em 2025 será de 30 de novembro a 24 de dezembro. As paróquias que desejam participar devem entrar em contato com a Pastoral da Criança Internacional pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (41) 99218-6110.
“A campanha desperta a fé quando os catequizandos visitam e rezam com as famílias; e fortalece a solidariedade entre as crianças, pois as doações são destinadas a outras realidades que mais precisam”, explica Maria das Graças Silva Gervásio, coordenadora da Pastoral da Criança Internacional.
Confira o vídeo da campanha e compartilhe com sua comunidade:
📞 Contatos da campanha
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
WhatsApp: (41) 99218-6110
Mais informações: pastoraldacrianca.org.br/pequenosreismagos