A Pastoral da Criança foi uma das vencedoras do Prêmio Milton Santos 2010, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo da premiação é reconhecer as melhores práticas sociais existentes na cidade. “Nesse prêmio estão contempladas todas as líderes. É um reconhecimento a todo trabalho social realizado na cidade de São Paulo”, afirma Dom Milton Kenan, bispo auxiliar da Brasilândia e responsável pelas Pastorais Sociais.
Para o bispo, a Pastoral da Criança tem um papel importante nas comunidades. “É um exercício constante de cidadania, um instrumento que ajuda as famílias, as crianças, agentes de Pastoral a reconhecer a importância de sua participação em uma sociedade justa, solidária, a partir de sua própria realidade”, completa Dom Milton Kenan.
O anúncio da vitória foi recebido com alegria pelos voluntários presentes na Câmara. “É com muito prazer que recebo esse prêmio em nome de toda a liderança. Como dizia Dra. Zilda, as líderes são as pessoas mais importantes da Pastoral da Criança. Elas visitam as famílias e fazem com que transformem as comunidades”, acredita a coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo, Maria do Rosário Gazzola de Souza.
Para a escolha dos vencedores das duas categorias existentes, havia um júri formado por professores universitários e representantes de organizações como a OAB/SP, Defensoria Pública e Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
A Pastoral da Criança venceu a segunda, que contemplava projetos concluídos locais ou globais. Concorriam trabalhos que resultam em solidariedade social por meio de seus agentes. Já a primeira foi vencida pela Casa do Zezinho e era voltada para projetos que ampliam direitos territoriais e locais.
“As instituições que estão aqui representadas trabalham com os setores mais pobres e com elas podemos aprender a transformar nosso país”, disse o vereador Antonio Donato, na cerimônia de entrega no final de junho.
“Como Milton Santos, todos que estão aqui são comprometidos com a cidade e com a construção do futuro. Todos aqui trabalham pela transformação do que parece pior em o que podemos ter de melhor. Se trata de um prêmio em que só há vencedores”, conclui o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, Valter Caldana.
Texto: Cristiane Reimberg – assessora de comunicação da Pastoral da Criança/SP
Fotos: Renato S. Chiantelli - Coordenador Desenvolvimento Institucional Círculo de Trabalhadores de V. Prudente