A Pastoral da Criança é um organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. Em Sebastião Laranjeiras também tem Pastoral da Criança e procuramos a Coordenadora Paroquial Emília Bento dos Santos, 43 anos para conhecer melhor o trabalho desenvolvido por eles.



FOLHA SEBASTIANENSE: O que é a Pastoral da Criança?
EMILIA BENTO DOS SANTOS: É uma instituição que acompanha a família e em especial a criança de 0 a 6 anos e gestantes quanto ao pré-natal até o parto.

FS: Como é a organização?
EB: Todo mês é realizada a visita à família onde há algumas perguntas: Como está, se há agressão, cuidados com as crianças e proteção. Todo último domingo do mês faz a pesagem da criança e é analisado para identificar casos de desnutrição e caso positivo, o tratamento.

FS: Como é o tratamento da desnutrição pela Pastoral?
EB: É com uma mistura de vários ingredientes como: Folha de mandioca, entrecasca da raiz de mandioca, sementes de abóbora e melancia, gergelim, amendoim, castanha, farelo de arroz ou fubá de milho.

FS: Além da coordenadora, quais as outras funções na Pastoral?
EB: Há também as líderes que fazem o trabalho em cada comunidade. Fazem trabalho voluntário.

FS: A Pastoral cobre todo o município de Sebastião Laranjeiras?
EB: Não. Alguns povoados como o de Piranhas, Barra da Lagoa do Buqueirão e os núcleos ainda não participam. Falta voluntários para assumir essas regiões.

FS: Além desse projeto de controle da desnutrição, há outros de acompanhamento da Pastoral?
EB: Sim, o EJA e o movimento do idoso para alfabetização. Há também projetos de criar um programa de rádio, o viva vida e o sonho de construir a sede própria.

A sede da Pastoral é no salão paroquial, no fundo da igreja católica de Sebastião Laranjeiras.