A Pastoral da Criança intensifica as ações da Campanha "Dormir de Barriga para cima é mais seguro" neste ano de 2010! Um dos eventos que marca a retomada da campanha foi a inauguração, no dia 18 de junho, no Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, da Casa da Gestante Zilda Arns.

 
 
 
 
 
 
Porque dormir bem, é dormir com segurança!

Hospital Sofia Feldman homenageia Dra. Zilda Arns e participa da Campanha “Dormir de Barriga para cima é mais seguro”

O Hospital Sofia Feldman, instituição filantrópica referência em humanização do parto e nascimento, por meio da Casa da Gestante, unidade anexa ao Hospital, oferece às mulheres, que necessitam de atenção à saúde durante a gestação, atendimento adequado até a alta ou a internação definitiva no Hospital.

Em funcionamento desde outubro de 2007, a Casa será inaugurada oficialmente na sexta-feira, 18, às 14 horas, passando a se chamar Casa da Gestante Zilda Arns, em homenagem àquela que de maneira simples mudou a realidade de muitas crianças e suas famílias. No evento contaremos com a presença do Dr. Nelson Arns Neumann, filho da Dra. Zilda e Coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Irmã Vera Lúcia Altoé, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança e coordenadoras da Pastoral da Criança do Estado de Minas Gerais.

A inauguração da Casa da Gestante Zilda Arns, também marca o relançamento  nacional da Campanha da Pastoral da Criança “Dormir de Barriga para cima é mais seguro”, que tem por objetivo reduzir em 70% os casos de morte súbita infantil.

Na Casa, as gestantes recebem acompanhamento da equipe de referência, composta por enfermeira obstetra, médico obstetra e técnico de enfermagem, podendo, ainda, contar com o apoio da psicologia, da terapia ocupacional, do serviço social e nutricionista, que integram a equipe multiprofissional do Hospital.
 
Em 2009 foram atendidas 511 gestantes. A maior parte de delas, 49%, são gestantes vindas do interior do estado, 24% de Belo Horizonte e 27% da região metropolitana. As principais causas de internação na Casa foram trabalho de parto prematuro (22%), ruptura prematura de membrana (19%) e distúrbios hipertensivos da gestação, 18%.
 
 
 
A assistência oferecida às mulheres na Casa da Gestante tem como referência os princípios norteadores da Humanização da Assistência, preconizados pelo Ministério da Saúde e referendados pela SES/MG e também segue as mesmas orientações da Pastoral da Criança, como o bebê dormir de barriga para cima, a amamentação e a prevenção de doenças. Mais uma contribuição para a melhoria da qualidade da assistência à gestante em situação de risco no município de Belo Horizonte, cidades vizinhas e interior do estado.
 
 
 
 

Para conhecer mais da campanha "Dormir de Barriga para cima é mais seguro" acesso o hotsite da campanha

Veja também: Casa da Gestante é inaugurada em Belo Horizonte