O sábado (18/01) foi de agradecimento às centenas de crianças que participaram, em todo o Brasil, da 9ª edição da Campanha Pequenos Reis Magos. Uma missa foi celebrada na Sede Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba, para dar graças aos pequenos e a todos os envolvidos na ação.
A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Reginei José Modolo, e transmitida para todo o Brasil pelo
Cerca de 50 pequenos reis magos das regiões de Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, participaram da missa e foram abençoados por Dom Reginei, que elogiou o esforço de todos.
A campanha é organizada todos os anos pela Pastoral da Criança Internacional. A coordenadora Maria das Graças Gervásio (Gracinha) agradeceu também a colaboração dos catequistas, padres e demais religiosos.
“Essa campanha só é possível com o apoio de todo esse pessoal, que nos ajuda a fazer o trabalho acontecer e incentiva a criançada a participar", reconheceu Gracinha.
A missa marcou o encerramento da fase de arrecadação, quando as crianças se vestem como reis magos para abençoar as famílias da vizinhança e arrecadar recursos para os países atendidos pela Pastoral da Criança Internacional. Toda a arrecadação será divulgada em breve na página da Campanha. Também serão informados os países de destino dos recursos.
Durante a celebração, foi exibido um vídeo com agradecimentos feitos por líderes da Pastoral da Criança na Bolívia e em Moçambique (assista a seguir).
“O apoio enviado por vocês nos permite, por exemplo, chegar a localidades mais distantes e a fazer a celebração da vida”, contou Ivan, um voluntário boliviano.
O encerramento, a coordenadora nacional Maria Inês Monteiro de Freitas e o coordenador adjunto Padre José Edilson da Silva celebraram o apoio de todos e desejam que a campanha siga crescendo.
“Nossa gratidão e nossa motivação. Queremos agradecer a todos que participaram e motivar o crescimento dessa campanha que, como vimos, é um apoio necessário a vários países” declarou padre Edilson.
A campanha
O objetivo da Campanha Pequenos Reis Magos é angariar recursos para crianças em situação de vulnerabilidade em países subdesenvolvidos, além de despertar a solidariedade e o espírito missionário das crianças e dos adolescentes brasileiros.
Durante o período do advento (dezembro), os catequizandos das paróquias engajadas se organizam e, com o apoio dos padres e bispos e o suporte da Pastoral da Criança, vão até as casas das famílias da comunidade para abençoá-las e solicitar as doações.
Nas oito primeiras edições, foram arrecadados quase 2 milhões de reais. Todo o dinheiro foi enviado para as ações da Pastoral da Criança em países subdesenvolvidos, como Guiné-Bissau e Moçambique, na África, e Bolívia, Peru e Venezuela, na América do Sul.
A ajuda para crianças em situação de vulnerabilidade nos países subdesenvolvidos só é possível graças ao envolvimento da Igreja Católica, de crianças e adolescentes na iniciação à vida cristã, e da comunidade. Desde que a campanha começou, em 2016, 80 dioceses já aderiram, com a participação de mais de 40 mil catequizandos.
Origem
A Campanha Pequenos Reis Magos é inspirada na ação missionária alemã Kindermissionswerk . No Brasil, a Pastoral da Criança fez uma adaptação de calendário devido às férias da catequese. Por isso a campanha é realizada durante o Advento, no período que antecede o Natal.