Em clima de Copa do Mundo Belo Horizonte acolhe aos participantes do VII Encontro Regional da Pastoral da Criança que começou ontem na Casa de Retiro São José, no Bairro Cabral e seguirá até domingo, dia 20 de junho de 2010. 

 
 
 
A Missa solene de abertura foi presidida pelo bispo emérito de Montes Claro-MG, Dom Geraldo Majela de Castro, que no ano de 1984, fez seu gol da vitória ao multiplicar para dentro das 28 traves (dioceses) do Estado de Minas Gerais a Pastoral da Criança.

Mesmo com a saúde debilitada o bispo fundador da Pastoral a Criança no Estado de Minas Gerais presidiu a celebração com entusiasmo e com mensagens de esperança e ânimo para se continuar com a missão da Pastoral da Criança no Regional. 

Palavras de carinho, ternura, cuidado, audácia entre outras foram expressas em balões e depositadas em uma rede como símbolo de “avançar para a as águas mais profundas”. Homenagem de todas coordenadoras (es) para o bispo.

O encontro terminou seu primeiro dia com reflexões e partilhas de experiências sobre missionários leigos da Pastoral da Criança. Desafios foram levantados a partir da experiência sobre a realidade de Icó, interior do Ceará, partilhada pela representante visitadora dos missionários na Coordenação Nacional Geny Soares.

Foram levantados desafios sobre alguns espaços de favelas onde a Pastoral da Criança, ainda não conseguiu atingir. Crianças de quatro anos de idade são usuárias-vítimas da droga por causa de suas famílias envolvidas. Umas usuárias. Outras, no tráfico das drogas. Angústia partilhada pela missionária leiga e suplente do Estado de MG Heloisa Rodrigues ao falar sobre as favelas da capital mineira.
 

Ir. Núbia Maria da Silva
Ação Comunicação Popular