O acompanhamento nutricional é uma das ações mais importantes da Pastoral da Criança, responsável por identificar precocemente problemas como desnutrição, sobrepeso, obesidade e baixa estatura. Para um acompanhamento nutricional correto, é fundamental que a equipe esteja capacitada e atualizada. Além disso, é importante usar os equipamentos adequados, como explica a coordenadora da equipe técnica, Priscila do Rocio Costa.
Saiba mais sobre o acompanhamento nutricional da Pastoral da Criança
Acesse a Capacitação Acompanhamento Nutricional
“Precisamos que os equipamentos tenham o selo do Inmetro ou tenham passado por testes específicos para a Pastoral da Criança, assim garantimos a qualidade do acompanhamento. Senão, a gente pode deixar de perceber um problema de estatura, ou fazer um alerta falso de desnutrição, por exemplo”.
Os equipamentos são enviados pela Pastoral da Criança sem custos para as comunidades e devem ser divididos. O ideal é que cada equipamento seja revezado entre cinco comunidades. “Como o acompanhamento nutricional é feito a cada três meses, então as comunidades podem se organizar para fazer o revezamento”, explica Priscila.
Algumas comunidades manifestaram o desejo de comprar equipamentos por conta própria. Nesse caso, é importante buscar as especificações adequadas. Lembrando que a Pastoral da Criança não vende nenhum equipamento.
Balança digital
A Pastoral da Criança usa a Balança Mamãe Bebê com função Tara Avanutri. Esse modelo foi testado e aprovado pela Universidade de São Paulo (USP), garantindo a precisão da pesagem. Também é possível utilizar qualquer balança aprovada pelo Inmetro. Outros modelos sem o selo do Inmetro não devem ser usados.
Estadiômetro
Assim como a balança digital, o estadiômetro deve apresentar especificações técnicas adequadas. Também é importante usar modelos iguais ou equivalentes ao da capacitação.
Exemplo de estadiômetro adequado - maiores de 2 anos
Exemplo de estadiômetro adequado - menores de 2 anos
Estadiômetro digital
Embora os estadiômetros digitais sejam aparentemente práticos, ainda não foram feitos testes suficientes para avaliar a adequação do modelo às necessidades do acompanhamento nutricional da Pastoral da Criança. Além disso, por enquanto não é possível fazer a capacitação dos líderes com esse tipo de equipamento. Assim, a Pastoral da Criança não orienta o uso de estadiômetro digital nas ações de acompanhamento nutricional.
Para tirar dúvidas sobre os equipamentos, entre em contato com a Coordenação Nacional através do correio do aplicativo ou pelo Whatsapp.
Solicitação de informações sobre equipamentos
No começo de outubro, a Coordenação Nacional solicitou aos coordenadores diocesanos e paroquiais o envio de informações sobre o número de balanças e estadiômetros nas paróquias. Essas informações serão usadas para análise das necessidades de cada diocese/paróquia, para que o envio de equipamentos seja feito da maneira mais assertiva possível.
Ao enviar as informações, é importante escrever o nome ou o código da paróquia, e especificar caso haja algum equipamento quebrado ou danificado.
O envio das informações deve ser feito pelo correio do aplicativo ou pelo WhatsApp.