A prevenção e as cáries são as duas principais razões de consultas ao dentista nos três primeiros anos de vida. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Preocupados com a falta de conscientização dos pais com relação à saúde bucal dos filhos, os pesquisadores analisaram os motivos das consultas odontológicas.
Saúde bucal da gestante e da criança
Dicas para criar o hábito de escovar os dentes na infância
A cada dez crianças nessa idade (0 a 3 anos), cinco consultaram um dentista por prevenção, três por causa de cáries, e o restante se divide entre traumatismo e doenças. No entanto, quando a pesquisa olhou apenas para as crianças mais velhas desse grupo, ou seja, na faixa etária de dois a três anos de idade, o resultado se inverteu: a maioria (cinco a cada dez) foi ao dentista para tratar cáries, enquanto três consultaram preventivamente.
Os pesquisadores concluem que o aumento do número de lesões por cárie nesta idade pode estar relacionado à desinformação dos pais em relação à saúde bucal, que poderia ser amenizada pela procura por atenção odontológica precoce.
Quando consultar
O ideal é que a família agende uma consulta odontológica o quanto antes, para receber as primeiras orientações sobre os cuidados com a dentição do bebê. A dentista Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi explica que a vacinação na unidade de saúde é uma oportunidade ideal para marcar a primeira consulta, para que o dentista possa fazer a primeira análise da boca do bebê.
“A partir daí, o dentista vai determinar quando vai ser a próxima consulta. Normalmente, se tudo ocorrer bem e não tiver nenhum problema com a boca do bebê, vai ser quando nascer os primeiros dentes e assim a criança pode ser acompanhada durante todo seu crescimento”, comenta.
Dentes de leite
A dentista Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi é a entrevistada do tema desta semana da Pastoral da Criança. Maria Lúcia explica a importância do cuidado com os dentes de leite, que ainda é menosprezado por muitos pais, por falta de informação adequada.
Saiba mais