Padre Jose EdilsonNos dias 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, Padre José Edilson, Coordenador Administrativo da Pastoral da Criança, participou do Encontro de Formação da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, realizado na Casa Dom Luciano. O evento focou na Ecologia Integral e, durante as discussões, Padre Edilson se questionou: “Qual a missão de nossa Pastoral da Criança em relação à Ecologia Integral?”

A resposta encontrada foi clara: todos nós — pessoas, grupos, Igreja, associações, sociedade civil, enfim, a humanidade inteira — precisamos cuidar de nossa Casa Comum, nosso planeta.

A Pastoral da Criança, inspirada no Evangelho de São João: “Eu vim para que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10), e dedicada à promoção do desenvolvimento integral da criança, desde o ventre materno até os seis anos, mediante orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, descobre que é necessário cuidar para que as futuras gerações não sofram consequências ainda mais drásticas do que as que já estamos experienciando. Essas futuras gerações são as crianças que acompanhamos hoje em nossa pastoral.

Portanto, é imperativo que, como agentes transformadores de nossa sociedade, através das ações básicas da Pastoral da Criança — Visita Domiciliar, Celebração da Vida, Reuniões de Reflexão e Avaliação (RRA), entre outras, realizadas por nossas lideranças espalhadas por todo o Brasil e outros países — desenvolvamos reflexões, partilhas, rodas de conversa e diversos outros meios que levem nossas famílias a uma maior consciência sobre a importância de cuidar do nosso planeta.

O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Laudate Deum – Sobre a Crise Climática, nos convida “a acompanhar este percurso de reconciliação com o mundo que nos obriga a enriquecê-lo com o próprio contributo” (LD 68). Ele também afirma: “Os esforços das famílias para poluir menos, reduzir os esbanjamentos, consumir de forma sensata estão criando uma nova cultura” (LD 70).pe dois

Assim, a resposta para a pergunta inicial se torna evidente. A Pastoral da Criança tem uma grande responsabilidade de gerar essa consciência nas famílias que acompanhamos, pois isso está diretamente ligado à dignidade da vida humana, especialmente de nossas crianças. “O nosso cuidado pelo outro e o nosso cuidado com a Terra estão intimamente ligados.”

Aproveitemos este mês de junho, conhecido como Junho Verde, para desenvolver diversas ações que conscientizem a todos sobre o compromisso com a criação. Sejamos protagonistas neste novo tempo pelo qual ansiamos.

Pe. José Edilson da Silva
Coordenador Administrativo da Pastoral da Criança