O saneamento básico é um direito garantido pela Constituição, e uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento da qualidade de vida no País. Mas além de ser essencial para a saúde das pessoas, o saneamento é vital para a sustentabilidade dos nossos rios, que hoje sofrem com toneladas de dejetos despejados em suas águas todos os dias.
A falta de saneamento básico afeta a saúde e as perspectivas de desenvolvimento de milhões de brasileiros. A oferta de serviços de saneamento reduz a mortalidade infantil, melhora as condições de educação, incentiva o turismo, valoriza imóveis, aumenta a renda dos trabalhadores e despolui os nossos rios.
Segundo o Ministério da Saúde (DATASUS 2021), só em 2021 o Brasil registrou quase 130 mil internações provocadas pelas chamadas doenças de veiculações hídricas, causadas por contaminações na água. Este número alarmante revela o quanto a falta de saneamento prejudica a vida no País, fazendo com que milhões de brasileiros sejam obrigados a viver sem água potável.
É hora de dar a este assunto a importância que ele merece. E de fazer o Brasil perceber que saneamento é um direito de todo cidadão!
Saiba mais: Saneamento básico e meio ambiente - Instituto Trata Brasil