Desde que a pequena Sabrina de Almeida Vieira, 11, nasceu, a artesã Marilú Silva de Almeida, 34, não perde um encontro da Pastoral da Criança. “Com essa equipe, aprendi a valorizar as experiências de partilha, solidariedade e, principalmente, dedicar melhor meu tempo à saúde e educação dos meus filhos”, conta ela, que hoje leva aos eventos outros três filhos: Luana Melissa, 9, Lúcio Danilo, 6, e Vitoria Lorena, 3. Essa família é uma das 16 atendidas pela Pastoral da Criança, da Paróquia Santa Luzia, no bairro homônimo, que promoveu neste domingo (16) a 4ª edição da “Celebração da Vida”.



O objetivo do evento, realizado aos terceiros domingos de cada mês, é integrar as famílias acompanhadas pelos agentes da Pastoral da Criança, segundo a coordenadora do núcleo, Mirian Couteiro. “As líderes da Pastoral visitam semanalmente essas famílias, com intuito de avaliar os índices de saúde, educação e qualidade de vida dessas crianças e seus pais. A Celebração da Vida é uma oportunidade para que os participantes se conheçam melhor, troquem experiências e compartilhem também momentos de lazer e aprendizado”, disse.

Durante a “Celebração”, são realizadas atividades específicas para pais e filhos, conforme Mirian. Com as crianças ocorrem atividades lúdicas que visam avaliar desenvolvimento do público infantil com base no Indicador de Oportunidade e Conquista (IOC), indicativo usado nacionalmente pela Pastoral. “Por meio das brincadeiras, observamos se as crianças conseguem desenvolver atividades que são próprias para a idade delas. Quando isso não ocorre, fazemos acompanhamento mais de perto com o pequeno que tem alguma limitação”, explicou.

Para os pais, as ações concentram-se no campo da “mística”, segundo a coordenadora da Pastoral da Criança. “São atividades que ajudam os responsáveis pelas crianças a refletir sobre a necessidade de melhor cuidados com o desenvolvimento dos filhos e de sua própria vida, sempre tendo como pano de fundo os ensinamentos da Sagrada Escritura”, afirmou.

Nesse dia, os agentes também fazem pesagem das crianças, uma das ações prioritárias apontadas pela Pastoral da Criança. “Mês a mês, realizamos acompanhamento do peso das crianças, para saber qual estado de saúde delas. Em caso de subnutrição, apontamos aos pais saídas para alimentação saudável, como uso correto de verduras, frutas e legumes. Quando ocorre sobrepeso, indicamos dieta saudável”, informou Mirian, acrescentando que todos os dados são incluídos na ficha de acompanhamento das crianças.

“Eliminei da dieta da minha filha o excesso de biscoitos, chocolates e alimentos com conservantes. Hoje ela já consegue comer feijão, arroz e frutas, alimentos que ela não gostava antes”, disse a vendedora Iracildes Cardoso, 31, mãe da pequena Sabrina Cardoso, 4, que ganhou 1,7 kg em um mês, considerando os dados da pesagem realizada neste domingo (16), 15,7 kg, e do último encontro, dia 18 de abril , quando ela estava com 14 kg.

A 5ª edição da Celebração da Vida ocorrerá dia 20 de junho, a partir das 10h30, na quadra da Paróquia de Santa Luzia, na rua da Igreja, 70, Santa Luzia.

Colaboração: Anderson Vasconcelos

Coordenador da Pastoral da Comunicação