Foi divulgado nesta semana, o nome da nova coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, indicada pelo presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Pessoa Idosa, dom José Antonio Peruzzo. A indicação foi homologada e ratificada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).



Após a morte trágica da fundadora e coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda Arns Neumann, ocorrida no terremoto do Haiti, no dia 12 de janeiro, irmã Teresinha continuou seu trabalho como secretária executiva da entidade, função que ocupa desde a sua fundação.

Agora, como nova Coordenadora Nacional, ela assume o cargo como uma missão, disposta a dar continuidade ao trabalho iniciado em todo o Brasil pela Dra. Zilda e pronta para assumir e enfrentar os novos desafios de buscar mais vida e dignidade para as pessoas idosas no Brasil.

Trabalho
A Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 26 estados, 174 dioceses, 1.222 paróquias em 4.934 comunidades de 814 municípios brasileiros.

O trabalho pastoral é feito por 19.363 líderes comunitários capacitados que acompanham 171.686 pessoas idosas e 137.637 famílias.


Mais sobre Ir. Terezinha Tortelli

Ir. Terezinha Tortelli, 56 anos, nascida no interior do Rio Grande do Sul. É Enfermeira pela PUC/PR, pós graduada em Planejamento Familiar pela Universidade do Chile e em Gerontologia Social pela PUC/RS.

A convite da Dra. Zilda Arns Neumann, coordenou a Pastoral da Criança no Estado do Paraná durante 4 anos – de 1994 a 1997. Desde 1998 na equipe nacional da Pastoral da Criança. Ao iniciar a Pastoral da Pessoa Idosa, Ir. Terezinha passou a assumir a função de secretária executiva, igualmente indicada pela Dra. Zilda.

Assumindo esta missão de coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa a nivel nacional, dando continuidade à missão desenvolvida por sua fundadora, Dra. Zilda, Ir. Terezinha propõe-se a somar forças com todas as lideranças já existentes: Líderes comunitários, Coordenadores de todos os níveis – Paróquias, Dioceses, Estados – com os Capacitadores e Multiplicadores. Com esta soma de esforços, perseguir a meta de “cada comunidade acompanhar com uma atenção amorosa todos os que envelhecem” (João Paulo II).

O envelhecimento no Brasil está crescendo de forma acelerada. Por isso mesmo Ir. Terezinha está disposta a somar forças também com tantas outras organizações que se preocupam com as pessoas desta faixa etária. E com confiança, com perseverança, com dedicação, ir construindo a RENADI – Rede Nacional de Apoio e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – este foi o tema central da I Conferência Nacional da Pessoa Idosa. E a II Conferência retomou este mesmo tema. A Pastoral da Pessoa Idosa é parceira nesta construção.

Queremos que haja Vida, Dignidade e Esperança a todas as pessoas idosas do Brasil. E a Pastoral da Pessoa Idosa dedica-se a acompanhar preferencialmente as pessoas idosas mais vulnerabilizadas pela pobreza ou abandono.