O Evangelho deste domingo, escrito por São Lucas, narra a parábola do fariseu e do publicano. 23.10_evangelho_irmã_1.pngJesus contou essa parábola para aqueles que se achavam bons demais e desprezavam os outros.

São dois personagens: um fariseu, que se considerava um sábio e que era um doutor da Lei e um publicano, cobrador de impostos, que era um pecador desprezado pelos judeus. Os dois estavam no templo rezando. O fariseu, em pé e de cabeça erguida, rezava dizendo: “Senhor eu te dou graças porque eu não sou como os demais homens, ladrões, desonestos, adúlteros, não Senhor”. Já o outro, o publicano, estava de cabeça baixa e dizia: “Senhor, tem piedade de mim, porque sou pecador”. E Jesus disse que aquele publicano pecador saiu justificado e o fariseu, orgulhoso, arrogante, prepotente, não.

Com esta parábola Jesus nos ensina a lição da humildade. Jesus disse que aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado. Por isso, não devemos desprezar ninguém. Os santos são grandes exemplos de humildade, e olha só, eles sempre se julgaram os mais pecadores dos homens. A pessoa humilde não é soberba, não é orgulhosa, não é vaidosa, não gosta de aparecer, não quer aplausos.