Um trabalho de dedicação à vida, ao desenvolvimento e crescimento saudável da comunidade carente é o que a Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza em Catanduva.
Com objetivo de acompanhar a saúde de crianças e gestantes, a Pastoral atua há oito anos na cidade e atende famílias dos bairros Giordano Mestrinelli, Gavioli e Jardim Imperial.
A Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Fátima atende principalmente crianças que têm problemas de baixo peso, o que gera a desnutrição.
De acordo com o coordenador da Pastoral, Rafael Madalosso dos Santos, a entidade atende 54 crianças de famílias da região atendida. “O trabalho com as crianças é intensificado, fazemos um acompanhamento mensal com visitas às casas para detectar se as mães estão aplicando o alimento corretamente”, conta Santos.
O trabalho feito pela Pastoral já é conhecido por muitas pessoas, pela inserção da multimistura junto à alimentação diária.
Santos conta como a multimistura é usada para o fortalecimento das crianças. “Quando as mães nos procuram, fazemos uma análise da saúde das crianças, já tivemos casos de baixo peso e ao inserirmos a multimistura é possível recuperar o peso ideal em um mês”.
O acompanhamento com a multimistura é feito desde crianças recém-nascidas até completarem seis anos de idade. Santos também alerta sobre o uso da multimistura. “Muitas pessoas têm a ideia de que a multimistura é um alimento e isso é um engano e não pode ser substituída por refeição. A multimistura é um complemento alimentar, que deve ser usado junto ao alimento. Já tivemos caso em que a criança não recuperava o peso, devido ao uso incorreto da multimistura”.
Santos afirma que atualmente todos os assistidos pela Pastoral da Criança estão com o peso ideal. “Hoje não temos nenhum caso de criança que esteja abaixo do peso, esse resultado se deve ao fato de fazermos um acompanhamento contínuo com as famílias”.
A quem é destinada?
Crianças: o trabalho com as crianças menores de seis anos constitui em acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem. A multimistura não deixa a criança com sobrepeso, ela é usada para fortalecer os órgãos vitais como o pulmão e intestino e aumenta a resistência da criança. Além de serem acompanhados os direitos das crianças, aleitamento materno, avaliação nutricional, higiene e saúde bucal, orientações para a prevenção de tratamento da diarréia e de infecções respiratórias e também são verificados os alguns sinais de risco para a saúde da criança.
Gestantes: Aplicado o uso da multimistura para preparar o bebê nascer saudável, cuidados importantes na gravidez como o preparo para o aleitamento, pré-natal, alimentação, higiene e vacinação, apoio psicológico, acompanhamento de cada trimestre da gravidez, desenvolvimento do bebê no útero, preparo para o parto e pós-parto.
Elas aprovam
Mães que fazem parte do acompanhamento da Pastoral da Criança estiveram presentes na Celebração da Vida e contaram sobre a multimistura. Dirce Gomes de Almeida Fávero, do bairro Gavioli, tem cinco filhos e todos fazem o acompanhamento com a Pastoral da Criança. “Este trabalho é muito importante, meus filhos estavam abaixo do peso, sempre doentes e viviam no médico. Depois que introduzi a multimistura na alimentação deles, os problemas diminuíram bastante. Gostaria de indicar a todas as mães que sofrem com baixa resistência dos filhos”, conta Dirce.
Outra mãe que estava presente na Celebração da Vida é Joice de Oliveira, que frequenta a Pastoral da Criança há oito anos. “Minha filha estava abaixo do peso, não conseguia reverter o estado de saúde dela de modo algum, por causa do baixo peso ela ficou com anemia e pneumonia grave. Depois que a Pastoral me ofereceu a multimistura, ela não tem mais anemia e é difícil ficar doente”, finaliza Joice.