O Evangelho de hoje, narrado por São Lucas, apresenta uma das passagens que pode causar, alguma dificuldade de entendimento. Jesus diz que veio trazer fogo sobre a terra; que não veio trazer paz, mas a divisão. Cada um interpreta à sua maneira. Eu prefiro pensar que quando Jesus fala de fogo sobre a terra, penso que fogo pode simbolizar o Espírito Santo, que já poderia estar agindo em meio ao povo, se não fosse a dificuldade em reconhecer o Filho de Deus.
Sobre esse fogo, citado por Jesus, São Cirilo escreveu “que era costume nas Sagradas Escrituras interpretar por “fogo” os discursos sagrados e divinos. Do mesmo modo que o fogo purifica os metais, a palavra de Deus purifica os corações”.
O Papa Francisco falou que quando Jesus diz: “Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado!”, que estas palavras pretendem ajudar os discípulos a abandonar toda atitude de preguiça, apatia, indiferença e fechamento para acolher o fogo do amor de Deus, aquele amor que, como recorda São Paulo, foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo”.