Uma grande festa ao ar livre marcou o encerramento das comemorações aos 16 anos de fundação da Pastoral da Criança em Ilhabela no último sábado (20/3), na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, na Vila. Com brinquedos infláveis para as crianças e distribuição de informações e ‘guloseimas’ feitas a partir das receitas nutritivas indicadas pelas líderes da Pastoral, o evento reuniu mais de 200 pessoas.



Falando em nome do Fundo de Solidariedade e da Prefeitura de Ilhabela, a assessora Maria de Lourdes Salomão, ressaltou a importância da Pastoral para o município. “É um prazer para nós, do Fundo de Solidariedade, trabalhar em parceria, conhecendo melhor o trabalho da Pastoral da Criança. É preciso que a sociedade de Ilhabela se integre nisso, pois não basta apenas falar em solidariedade, é preciso viver a solidariedade”.

O evento também contou com a presença da irmã Dilma Bonini, da equipe de coordenação da pastoral no arquipélago e de Mônica Cristina Silva de Sá, coordenadora diocesana, além da presença das crianças do coral Cigarrinhas de Nossa Senhora, da capela Nossa Senhora das Dores, do bairro do Itaguassú.

Irmã Dilma lembrou a trajetória da criadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, morta em missão solidária durante o terremoto do Haiti em janeiro deste ano. “É um exemplo de vida que fica entre nós. Não há aposentadoria no trabalho da Pastoral da Criança. Vamos até onde Deus nos dá capacidade”.

Para Maria das Graças, a Gracinha, coordenadora da pastoral em Ilhabela, o objetivo foi atingido. “Conseguimos apresentar nosso trabalho e ampliar o número de líderes, pois hoje nos faltam braços para atender a todos que precisam em nossa cidade”.

A Pastoral da Criança realiza acompanhamento de crianças de 0 a 6 anos de idade e presta atendimento também a gestantes. Todas as famílias atendidas recebem também informações ecumênicas de amor e solidariedade.
Ilhabela foi a primeira cidade do Litoral Norte a implantar a Pastoral da Criança. Hoje, de acordo com a coordenadora diocesana Mônica Cristina Silva de Sá, a Pastoral está presente nas quatro cidades da região, chegando a atender mais de 1,5 mil crianças, 90 gestantes e pouco mais de 1,3 mil famílias. “É um trabalho maravilhoso, gratificante que fazemos inteiramente por doação. Se pudesse me dedicaria ainda mais, pois é maravilhoso”, ressalta Mônica.

 

Durante quatro dias, estandes itinerantes apresentaram o trabalho da Pastoral da Criança nos bairros de Ilhabela. O evento contou com apoio do Fundo de Solidariedade e da Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Esportes e Educação. Colaboraram ainda, os supermercados Frade, Colina, mercado Itaquanduba, Maré Modas, União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umei), vereador Roberto Timbada, Marcos Anchieta, Juliana Mendes, Ricardo, Rafael, Ilda, Vando e Silvana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela
(24/03/2010)