Estamos no quarto domingo da Quaresma. Um tempo em que nos aproximamos 27.03_1.pngde acontecimentos muito importantes para a nossa vivência de fé. No texto de hoje, o evangelista Lucas narra uma parábola muito conhecida: a história do Filho Pródigo. Assim disse Jesus: ‘Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: “Pai, dá-me a parte da herança que me cabe”.

Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo o que tinha. Sozinho, sem dinheiro... começou a ser desprezado e até a passar fome. Foi aí que ele se lembrou do pai dele e decidiu voltar para casa. E vocês já sabem o que aconteceu. O pai o recebeu com muita alegria. Fez até uma festa para ele. Mas o irmão mais velho, ficou muito chateado e reclamou com o pai. E o pai respondeu: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; perdido, e foi encontrado”.

Deus é esse Pai, amoroso, misericordioso, que não julga, mas que acolhe e abraça sempre. Se nos afastamos dele, ele está sempre, pacientemente, aguardando o nosso retorno. Deus nos conhece, sabe de nossas qualidades e defeitos. E nos ama imensamente, tal como somos!