A Pastoral da criança iniciou-se na Diocese de Livramento de Nossa Senhora em 1986, com a Senhora chamada Lila, onde a mesma tomou a primeira capacitação em Salvador, com certeza para conhecer e entender a bela missão da Pastoral da Criança e assim dar início ao serviço; visitando famílias, acompanhando as gestantes e fazendo a celebração da vida, um dos momentos importantes da Pastoral.
Devemos ressaltar também o empenho da Irmã Geralda e a Irmã Adi, ambas da Congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores que com empenho e dedicação se doaram por alguns anos promovendo vida e esperança nesta Diocese da Pastoral da Criança.
Lembremos também neste momento dos coordenadores José Carlos e Maria Bonfim, conhecida como Dona Maria, que também muito contribuíram para a Pastoral da Criança desse continuidade ao seu trabalho salvando vidas, animando os líderes vistos como “anjos”, como dizia nossa saudosa Drª Zilda e buscando dar melhores condições de vida às famílias da Diocese de Livramento de Nossa Senhora que participaram desse grande projeto de amor, fé e vida.
Atualmente temos coordenadora a Irmã Saleide da Congregação Divino Mestre que com muito amor e dedicação assumiu a missão junto a diocese, a partir do ano de 2010, tendo na morte da Drª Zilda o grande incentivo, e o grande exemplo como fundadora da Pastoral da Criança e que sirva de reflexão para homens e mulheres que pretendem assim como ela participar da grande missão de amor em prol da vida.
A Pastoral da Criança promove o protagonismo das pessoas por meio da multiplicação do saber e da solidariedade, com sua metodologia baseada no milagre da multiplicação sendo impulsionado pela mística força que anima a caminhada, seiva que alimenta e sustenta a vida.
Atualmente a Pastoral da Criança na Diocese de Livramento de Nossa Senhora está implantada em 17 paróquias, a saber: Livramento, Taquari, Dom Basílio, Rio de Contas, Abaira, Piatã, Boninal, Ibipitanga, Rio de Pires, Barra da Estiva, Novo Horizonte, Ibicoara, Ibitiara, Tanhaçu, Contendas e Iramaia, precisando ser implantada ainda em algumas paróquias como Jussiape e Érico Cardoso, e reativar em Paramirim.
Peçamos a Deus que nos abençoe e nos anime para darmos continuidade a esta bela missão por um mundo mais justo e fraterno a serviço da vida e da esperança.