A Pastoral da Criança de Cafelândia foi anfitriã no domingo,14, de um encontro de motivação de lideres de pastorais da Diocese de Cascavel. Participaram do evento pastoralistas dos municípios de Cafelândia, Corbélia, Braganey, Iguatu, Anahy e ainda os distritos de Ouro Verde e Penha, onde o trabalho voluntário é realizado.
O coordenador diocesano da pastoral, Padre Rosivaldo foi o principal motivador do encontro. Ele destacou a parte espiritual na vida dos voluntários, bem como a importância nos fatores sociais e econômicos. De acordo com ele, a Pastoral da Criança evoluiu muito desde a criação da multi-mistura. “No início a preocupação era com as crianças desnutridas. Hoje a pastoral tem uma função muito mais importante, que é identificar no seio da família as causas de tantos problemas sociais. Para poder diagnosticar essas causas o pastoralista precisa ser amigo da família e ganhar a confiança para aos poucos mostrar como a pastoral pode ajudar” disse Padre Rosivaldo.
Em alguns municípios a pastoral encontra dificuldades financeiras, mas nem isso tira a determinação e a vontade de quem faz parte dos trabalhos deixados pela idealizadora Zilda Arns. Ainda no encontro os participantes acompanharam apresentações culturais e teatrais que deram um toque de descontração, revelando os talentos da região. No fim da tarde aconteceu a celebração da missa.
Atividades na região
Hoje os trabalhos da Pastoral da Criança não se limitam apenas em pesar os menores e distribuir a multi-mistura. Com a ajuda da igreja e da sociedade é possível proporcionar melhor qualidade na saúde e educação, aumentando também uma maior consciência da sociedade no sentido das ações desenvolvidas. “Estamos numa época na qual temos que de educar, rezar e crescer como comunidade. Os trabalhos realizados pelas pastorais abrangem tudo isso”, conclui Padre Rosivaldo, que ainda pediu para que por mais que os voluntários encontrem problemas pelos caminhos é importante não desanimar. “O senhor disse, eu vim para que todos tenham, vida e vida em abundancia.”
Para Judite Bartzik, coordenadora da pastoral em Cafelândia, a participação e dedicação das lideres é uma forma de motivação para que cada vez mais pessoas estejam inseridas e solidárias em ajudar ao próximo. Após o encontro os lideres vão se reunir e cada comunidade para colocar em pratica as ações que vão em busca da solução dos problemas enfrentados pela sociedade.
Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.