Passar tempo ao ar livre oferece benefícios importantes para as crianças de todas as idades. Neste período, o convívio social ao ar livre ainda está suspenso, mas o contato com a natureza não. Usar a criatividade e oferecer oportunidades seguras para as crianças terem contato com a natureza e atividades físicas é fundamental para o desenvolvimento infantil.
A brincadeira no ambiente familiar aprimora as relações de convivência, estabelece vínculo afetivo, fortalece o sentido de pertença, aguça a identidade e amplia a autoestima.
A criança se sente valorizada e amada pelos pais. É na brincadeira que os padrões de desenvolvimento cerebral, emocional e social aparecem. Além disso, na interação com o meio social e cultural se dá o desenvolvimento das habilidades: físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas, linguísticas e artísticas.
Aproveitar espaços como jardins, hortas, e qualquer espaço seguro que ofereça contato com a natureza e estimule as atividades físicas é uma ótima alternativa para os pequenos neste período de isolamento social.
Caso ainda não tenha lido ou ouvido, clique aqui e acesse o tema dessa semana.