Atualizado em: 08/04/2021
A Pastoral da Criança está sempre em busca de ferramentas que facilitem e auxiliem a missão de seus voluntários.
Desde o início da nossa missão, com o caderno e o Guia do Líder, nos esforçamos para que nosso voluntariado tenha sempre em mãos as melhores informações com linguagem simples e adequada para partilhar conhecimento com as famílias e comunidades.
Sempre fomos inovadores nisso. Com o avanço da tecnologia, nós somos chamados a novamente melhorar as ferramentas para que nossos líderes continuem tendo a melhor qualidade possível para exercer seu serviço.
Por isso a Coordenação Nacional desenvolveu o aplicativo Visita Domiciliar, para que o líder tenha ainda mais clareza da totalidade de seu trabalho e da Pastoral da Criança como um todo, além de melhorar as visitas domiciliares, a comunicação por meio da funcionalidade do Correio e o aperfeiçoamento contínuo através da e-Capacitação.
Recebemos relatos de dificuldades. Compreendemos e procuramos superá-las ao máximo, pois assim como queremos vida plena para todos, não queremos a exclusão de nenhuma Líder no serviço às famílias. Um(a) único(o) líder que deixa de ser voluntário(a) para nós, é uma grande e inaceitável perda.
Por isso, temos criado algumas soluções que estão ao nosso alcance, tal como foi a efetivação do atendimento do Paulinho junto aos líderes e coordenações para auxiliar na missão. Outras, que nos fogem, procuramos provocar as instâncias de coordenação para buscarem, com criatividade, alternativas locais para o bom andamento das atividades nas comunidades.
Uma das principais queixas para não adesão ao AppVisita é a falta de memória nos celulares das Líderes. Para resolver este problema, a coordenação diocesana pode solicitar estes cartões para a Coordenação Nacional ou, excepcionalmente neste momento de pandemia, utilizar o recurso em caixa do Apoio Financeiro Mensal para comprar cartões de memória a fim de que os líderes possam ter acesso e fazer uso dessa ferramenta essencial na continuidade do amparo aos que mais precisam de apoio. Em um momento como o atual é muito mais rápido e seguro orientar, capacitar e encaminhar as informações verdadeiras para todos nossos líderes se eles estiverem usando essa ferramenta tão essencial para a eficácia de nossa missão.
Outra ação importante neste tempo é a criação ou fortalecimento das redes de solidariedade. Sabemos que o pânico tem tomado conta de muitas de nossas famílias, especialmente as que têm idosos. Não é hora de abandoná-los. É hora de, mesmo sem contato direto, estarmos presentes na vida destas pessoas que necessitam de nossa ajuda.
Com o AppVisita também será possível criar estas redes, onde a comunidade poderá trocar informações e mobilizar mais gente para ações como compra de mantimentos e remédios para quem está impossibilitado de sair de casa, doação de alimentos, agasalhos e outros itens para quem não tem.
Além disso, para aquelas comunidades que não tem pessoas com o AppVisita por não terem internet devido ao seu isolamento (por exemplo: comunidades rurais ou ribeirinhas), uma possibilidade é a utilização de recurso arrecadado localmente como doações e Campanha da Luz (para os que possuem esse tipo arrecadação), para adquirir tablets compatíveis para utilização comunitária. Em caso de necessidade da compra de tabletes para a comunidade, a autorização deve ocorrer mediante análise da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, e a compra pode ser realizada pela própria paróquia como incentivo ao comércio local e para agilizar a aquisição. Para mais informações acesse:
Abraços fraternos e missionários
Ir. Veneranda Alencar