A administração municipal e a Pastoral da Criança vão atuar juntas no combate à mortalidade infantil em Rondonópolis.

O primeiro passo vai ser traçar um diagnóstico que aponte o que pode melhorar no sistema de saúde e atendimento de modo a evitar a morte de recém-nascidos. Em reunião com a equipe técnica da Secretaria de Saúde e membros da entidade, o prefeito José Carlos do Pátio disse acreditar na eficiência do trabalho coletivo. “Queremos nossos agentes do PSF trabalhando em sintonia com o pessoal da Pastoral, que está presente em praticamente todas as comunidades”, argumenta.

Conforme Pátio, um dos avanços já conquistados é a instalação da UTI Neo Natal, que atende recém-nascidos com até 28 dias. “Agora precisamos descobrir quais deficiências ainda existem e para isso vamos realizar um estudo técnico e traçar um mapeamento que vai direcionar as próximas ações”, complementou o prefeito. O objetivo é reduzir o índice de mortalidade nessa faixa etária, que em 2009 foi de 46 crianças. Já os bebês que nasceram sem respirar somaram 19 no ano passado, 10 a menos que em 2008. A redução é atribuída ao trabalho da UTI.

Durante o encontro, Pátio sinalizou ainda a proposta de firmar convênio com a Pastoral, a exemplo do que já acontece com outras entidades como a Cáritas Diocesana e a Casa Esperança. “Seria um programa de parceria para cuidar das crianças nas comunidades, monitorando o peso, nutrição e saúde em geral”, finalizou o prefeito. Conforme ele, o convênio consiste no repasse mensal de recursos que viabilizem os trabalhos. Para a coordenadora da Pastoral, a notícia chega em boa hora: “ficamos felizes e queremos que a ajuda seja recíproca”, disse.

O diretor técnico da Santa Casa, Jaeder Carlos Pereira Júnior, também se mostrou otimista. “A saúde avançou em vários aspectos. Os investimentos são maiores que gestões anteriores e o salário foi corrigido”, aponta o diretor. “Agora precisamos seguir para reduzir os índices”, complementou. Também participaram a vice-prefeita Marília Salles e a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Rosália Pereira. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), na sede da Pastoral da Criança, na Rua 13 de Maio.
 

Fonte: Olhar Direto Online – 05/03/2010