A Pastoral da Criança orienta e apoia as famílias na criação de um ambiente favorável para brincar, aprender e se desenvolver. O pai que brinca com a criança valoriza a cultura e a identidade da família e da comunidade pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras, além de reforçar a criação de laços entre as gerações.
O pai exerce um valor muito importante na vida das crianças e nas brincadeiras. Na hora da brincadeira acontece a formação de vínculos afetivos, a criança consegue superar o estresse e amplia sua imaginação.
A presença do pai na brincadeira da criança favorece o despertar para as aventuras, ajuda a enfrentar desafios e cria condições de empatia. Durante a brincadeira, a criança percebe que pode confiar, admirar e imitar seu pai. Da mesma forma, o pai entra no universo da criança e passa a compreendê-la melhor
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Ir. Veroni Medeiros, Assessora para o Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Boa leitura!