Nas brincadeiras, a criança vai explorar, conhecer o mundo, criar vínculos, desenvolver senso crítico e aprender a lidar com frustrações. A brincadeira é repleta de experiências que tornam a infância um momento de aprendizado importante.

A criança que brinca aprende, tem interesse, entusiasmo, demonstra empatia e cria vínculos. Não se pode pensar na ideia de ter uma criança sem dar-lhe tempo e proporcionar momentos de ser e de se sentir criança.

Neste período de isolamento social entendemos mais do que nunca a necessidade do brincar como uma linguagem infantil, uma maneira que as crianças pequenas utilizam para se expressar e demonstrar seus sentimentos, suas vontades, suas inquietudes.

A família tem papel fundamental em estimular as brincadeiras em casa. Para apoiá-las neste período e incentivar as brincadeiras em família, aqui, no appVisita Domiciliar, está disponível a e-Brinquedos e Brincadeiras com muitas sugestões de brincadeiras saudáveis para a diversão de todos. 

Um abraço carinhoso,

 

Ir. Veneranda Alencar

Irmãs Missionárias de Santa Terezinha (IMST)

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

 

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Priscila do Rocio Costa, Assessora Técnica do Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. 

 

É só clicar aqui.

Boa leitura!