Infelizmente, todos os dias, muitas mulheres morrem no momento que deveria ser o mais sublime para elas, quando estão trazendo ao mundo uma nova vida. Contudo, cuidados antes, durante e após o parto podem salvar a vida de muitas mulheres e recém-nascidos.
Um pré-natal de qualidade, um parto seguro com profissionais qualificados e um pós-parto bem acompanhado, podem ajudar a prevenir muitas mortes maternas e do próprio bebê. Por isso, todas as mulheres precisam ter acesso a esses cuidados e aos serviços de saúde, como exames, atendimentos nos postos de saúde e vagas garantidas para o parto em maternidades.
A Pastoral da Criança, através do trabalho dos líderes comunitários, procura desenvolver ações concretas no atendimento às gestantes: mutirão em busca das gestantes; orientação sobre os sinais de risco; cartelas laços de amor, observação do cartão de vacinas, e, principalmente, são a presença junto às gestantes. Vamos, juntos, cuidar das nossas gestantes!
Um abraço carinhoso,
Ir. Veneranda Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Terezinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Boa leitura!