Ao som do Hino Nacional os Líderes e Coordenadores (as) da Pastoral da Criança dos Estados do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e do Rio de Janeiro e Coordenação Nacional participaram da abertura da Sessão do Senado Federal no dia 23 de fevereiro de 2010, dedicada para homenagear Dra. Zilda Arns Neumann e aos Militares brasileiros integrantes da missão de paz da ONU que morreram no Haiti no dia 12 de janeiro de 2010.
A memória de Dra. Zilda Arns foi reverenciada por mais de 20 senadores que subiram a tribuna para manifestar sua homenagem a ela e às suas ações concretas de doar a vida para os mais pobres. Os discursos pontuaram a firmeza, a fé, a competência e o legado que Dra. Zilda Arns deixou com a Pastoral da Criança na missão de salvar vidas de milhares de crianças. Marco na história do país com sua ação salvadora e solidária.
Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS) Dra. Zilda transcendeu na sua ação. “Conviver ou conversar ou somente ouvi-la pelos meios de comunicação se tinha a impressão que ela não era desse plano de vida. Seu timbre de voz soava como uma melodia de paz. Sua vida foi marcada pela razão sem perder a ternura”.
Acolher a todos. Lutar pela justiça. Amar e servir aos pobres, mulheres e crianças injustiçadas foram pontos chaves em quase todos os pronunciamentos. Dra. Zilda foi comparada em suas ações a Madre Teresa de Calcutá pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
A sessão solene de homenagem reconheceu Dra. Zilda como uma das mulheres mais dignas da história do Brasil com os resultados alcançados pela Pastoral da Criança ao longo dos seus 27 anos a divulgar a experiência no país e fora das fronteiras do Brasil a partir de uma espiritualidade cristã, encarnada e ecumênica.
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) ao homenagear Dra. Zilda Arns pelos milagres do soro caseiro ao salvar milhares de crianças junto à população carente se colocou para apoiar as campanhas da Pastoral da Criança. Na ocasião a coordenadora Nacional do EJA e dos Articuladores de Saúde da Pastoral da Criança Erica Ana Hobold aproveitou de uma conversa com o senador para ver como o Senado Federal poderia ajudar na campanha da primeira dose do antibiótico para as crianças nas Unidades Básicas de Saúde.
Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Coordenadora da Ação Comunicação Popular da Pastoral da Criança Nacional