Alimentos saudáveisOs alimentos ultraprocessados são aqueles produzidos pela indústria e que normalmente contém muita gordura, sal ou açúcar, e substâncias não conhecidas pela maioria da população. É só dar uma olhada na lista de ingredientes para saber.

A recomendação do Ministério da Saúde é evitar ao máximo esse tipo de alimento, pois são associados ao surgimentos de várias doenças na população.

 

Apesar da recomendação ser para evitar esses produtos, o consumo de alimentos ultraprocessados é bastante preocupante no Brasil. Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2017-2018) sobre consumo alimentar dos brasileiros, recentemente divulgada pelo IBGE, em 10 anos houve diminuição do consumo de frutas e vegetais e aumento de alimentos processados e ultraprocessados.Várias ações são necessárias para mudar esse cenário, mas uma delas, que é essencial, é disseminar informações relevantes sobre o assunto para mais pessoas.

Para ajudar, a Pastoral da Criança disponibilizou, no aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, uma e-capacitação específica sobre alimentação. Nela é possível encontrar conteúdos sobre o Guia alimentar, orientações para uma alimentação mais saudável, dicas para se fazer uma horta caseira e diversas receitas saudáveis para incrementar a alimentação no dia a dia. E o melhor é que está disponível para qualquer pessoa baixar e acessar.

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Caroline Dalabona, Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

É só clicar aqui.

Boa leitura!