As famílias devem criar condições favoráveis para
o crescimento harmônico e pleno dos filhos.” (Papa Francisco)

1511

Foto: Acervo da Pastoral da Criança 

A Pastoral da Criança desenvolveu um importante aplicativo para colaborar com as famílias e auxiliar os pais na missão de educar, cuidar e de orientar suas crianças. Neste contexto de isolamento social, as brincadeiras infantis exercem muitas possibilidades de interação e convivência.

Brincar na infância é um direito de toda criança. Mas também é uma necessidade que favorece o desenvolvimento integral e contribui para que todas as crianças tenham vida de qualidade cognitiva e afetiva em abundância. Para incentivar o brincar sentimos a importância de conversar sobre o e-brinquedos e brincadeiras disponibilizado no AppVisita Domiciliar com a finalidade de estimular o uso pelos brinquedistas e brincadores. Como também divulgar este material para todos, pois queremos que as comunidades e as famílias mais pobres se tornem agentes de sua própria transformação.

O aplicativo AppVisita Domiciliar é uma oportunidade de baixar no celular e descobrir várias brincadeiras legais no ícone e-brinquedos e brincadeiras,disponível para as famílias e a toda comunidade. O e-brinquedos e brincadeiras permite que toda a família possa conversar, brincar, participar dos jogos e resolver desafios. Esta convivência familiar acolhe e aproxima pais e filhos, auxilia pais e adultos a ouvir e dar mais atenção aos sentimentos das crianças. Quando a criança brinca e tem um ambiente favorável ela consegue expressar o que sente e o que pensa. Isso é muito importante para um desenvolvimento emocional, afetivo e equilibrado da criança.

1511

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O e-brinquedos e brincadeiras é uma oportunidade fácil, disponível no seu celular, que encanta as crianças pela diversidade de brincadeiras disponíveis tanto para os bebês como para as crianças. Se quisermos de fato promover o desenvolvimento cerebral saudável devemos agir nos primeiros Mil Dias de vida do bebê. Por isso, brincar é tão importante!

Quando os pais valorizam a hora da brincadeira, conversam, cantam, dançam e principalmente, sentam para brincar com a criança estão oferecendo uma oportunidade para melhorar a qualidade dos vínculos afetivos e promovendo a saúde física, mental, afetiva e social das crianças. Quanto mais estímulos a criança recebe maior será a sua plasticidade neuronal para aprender e se desenvolver.

A família pode organizar brincadeiras recreativas para ajudar na autonomia das crianças como montar um quebra-cabeça, organizar um caça tesouro sensorial e explorar diferentes texturas como: liso, áspero, macio, duro, mole. Outra ideia legal é brincar de encontrar a sombra das mãos, dos pés, do corpo ou mesmo de algum objeto. Uma atividade que desenvolve os movimentos corporais e o raciocínio.

Saber escutar os interesses, as necessidades e os desejos das crianças fortalece e anima novas brincadeiras e faz com que elas tenham atitudes mais colaborativas.

Ir. Veroni Teresinha de Medeiros
24/08/2020