Um dos objetivos da Pastoral da Criança é organizar a comunidade. Ela faz isso multiplicando o saber e o conhecimento, para que todos sejam agentes de sua própria transformação.
Durante as visitas às famílias, os líderes conversam sobre a situação da comunidade, quais são os problemas que essas famílias enfrentam e procuram ver quais são os problemas sociais e econômicos que mais afligem a comunidade. Depois, juntos, procuram encontrar saídas para que todos tenham uma vida mais digna.
Além, disso, muitos líderes da Pastoral da Criança também fazem parte dos conselhos municipais de saúde, assistência social, educação etc. Eles comparecem às reuniões e discutem como resolver os problemas da comunidade. Ao mesmo tempo, realizam o controle social e reivindicam que os direitos de crianças, gestantes e famílias sejam respeitados. Nós sabemos que uma comunidade organizada tem mais autonomia e todos conseguem viver com mais qualidade de vida e paz. Juntos, somos sempre mais fortes.
Um abraço carinhoso em cada um e cada uma!
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Francisco Antônio Crisóstomo de Oliveira, Assessor da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Boa leitura!