Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Quem conhece a trajetória da Pastoral da Criança sabe que um dos seus pontos fortes, há vários anos, é a defesa do aleitamento materno, com todas as forças de seus profissionais técnicos, voluntários e famílias que já vivenciaram os benefícios desta prática. Nos últimos dias, o tema também ganhou repercussão parlamentar. No dia 22 de março, foi aprovado, no Plenário do Senado, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2017 – que determina que agosto será oficialmente transformado em um mês dedicado à temática do aleitamento materno.

A proposta é que, ao longo do mês, deverão ser intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos; divulgação de informações nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada. Além disso, o projeto chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas mães trabalhadoras.

A autoria da iniciativa é da deputada Dulce Miranda, do Tocantins. O projeto agora segue para sanção presidencial. A lei entrará em vigor depois de 180 dias de sua publicação.

Várias instituições já celebram o chamado Agosto Dourado com essa temática. Além de reforçar essa divulgação, a lei pretende ampliar as ações em prol da amamentação.

Com informações da Agência Senado.