Com a igreja cheia e iluminada pelas luzes do período do Advento (tempo de preparação para o Natal entre os cristãos), a missa celebrada ao meio-dia desta terça-feira (20 de dezembro), no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR), homenageou o cardeal e bispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.
Familiares e integrantes da Pastoral da Criança estiveram presentes, unidos pela lembrança do legado que Dom Paulo deixou para o país e pela certeza de que seu exemplo deve inspirar a continuidade dos trabalhos em prol das pessoas que mais precisam.
“Dom Paulo foi um homem de profundo profetismo. Por isso, ele questionou o regime militar, vendeu um palácio episcopal para beneficiar famílias e comunidades. Não foi um homem passivo diante da história. Foi um homem de posicionamento. O exemplo de Dom Paulo, hoje, nos ensina a pedir perdão pela nossa indiferença”, disse o padre Danilo Vitor, que presidiu a celebração.
E levantou a reflexão: “Você está rezando só por você e por aqueles que estão próximos? Ou também pelos empobrecidos, por aqueles que mais precisam de nós? Eles são motivos de nossas orações ou somente nosso umbigo?”
Desde o anúncio do internamento de Dom Paulo, o cardeal recebeu muitas visitas e mensagens em reconhecimento ao seu legado. Ao final da missa de sétimo dia, a sobrinha Heloísa Arns Neumann, filha de Dra. Zilda, fundadora da Pastoral da Pastoral da Criança, agradeceu o carinho e o respeito demonstrado por tantas pessoas. E lembrou da mensagem mais marcante que o tio deixa a todos: “Sempre ter esperança, que Deus está com a gente, e ter coragem”.