Dom Paulo
 Imagem: Arquidiocese de São Paulo

Com a presença de familiares, amigos e cerca de 40 bispos e 200 padres, o cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns – irmão da Dra. Zilda Arns Neumann – celebrou, no último final de semana, o cinquentenário de sua ordenação episcopal. O cardeal-arcebispo Dom Odilo Scherer presidiu a missa solene em homenagem à data, na Catedral da Sé, na capital paulista, no sábado (2 de julho).

O Papa Francisco enviou uma mensagem especial a Dom Paulo, destacando sua atuação pastoral em defesa dos direitos humanos e o parabenizando pelo jubileu. A mensagem foi lida durante a celebração eucarística, por Dom Giovanni D'Aniello, núncio apostólico.

Entre as principais realizações de Dom Paulo ao longo destas cinco décadas, está o grande incentivo para a criação da Pastoral da Criança, além de uma série de ações com foco nas populações mais pobres e necessitadas. Amparado pela Igreja, ele é um exemplo de que é possível transformar realidades pelo viés da solidariedade, sem se conformar com as injustiças sociais.

Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional e sobrinho do homenageado, participou das comemorações e lembrou de uma frase característica de Dom Paulo, que também foi mencionada por outros convidados: "Não fazer política é a pior maneira de fazer política".

Confira a reportagem da Canção Nova sobre a celebração:

“A contribuição dele é imensa. Para o país todos falam, mas para a Igreja creio que ele 'marcou' o novo tempo. Continua como exemplo”, afirma Silvio Sant'Ana, que já atuou como tesoureiro na Pastoral da Criança e continua apoiando suas ações até hoje.

Saiba mais: Especial do Jornal O São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo e galeria de imagens