hanseniase1A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação, realizará de 10 a 14 de agosto, a terceira edição da “Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose”, direcionada a estudantes de 5 a 14 anos do ensino fundamental da rede pública. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre essas doenças, auxiliando no diagnóstico precoce e visando o tratamento imediato. As atividades serão realizadas em cerca de 2.300 cidades brasileiras com altas taxas destas doenças, os denominados municípios prioritários, incluindo todas as capitais. Veja a lista dos municípios participantes.

Agentes comunitários de saúde e profissionais da Estratégia de Saúde da Família, em uma parceria do governo federal com os estados e os municípios, executarão as ações, que incluem: tratamento coletivo das geo-helmintíases (verminoses) com uma dose de albendazol; exame ocular para a detecção e tratamento do tracoma; tratamento coletivo da esquistossomose nos municípios com prevalência acima de 25%; e busca ativa de casos de hanseníase com distribuição de uma ficha de autoimagem, que contém um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), no qual os pais ou responsáveis marcarão as lesões ou manchas existentes na pele da criança e responderão a um breve questionário. Os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase, sendo priorizado o atendimento conforme as respostas ao questionário. 

A Pastoral da Criança também está ajudando a divulgar a campanha entre seus coordenadores e voluntários, para que a informação chegue ao maior número possível de famílias. “Solicitamos o apoio de vocês para incentivar as famílias a participar ou também, na medida do possível, dar alguma colaboração se forem solicitados”, diz Pe. Ademar Rover, assessor técnico da coordenação nacional da entidade – que também se coloca à disposição para mais esclarecimentos referentes à hanseníase.