06jun13 2marcha defesa susCom o objetivo de reafirmar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em defesa de uma saúde pública universal e de qualidade, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) convida para duas ações de mobilização em prol deste direito da sociedade. A primeira delas, planejada para o dia 24 de junho, tem o tema “São João do SUS”. A proposta é que todos os conselheiros, em seus estados, aproveitem os festejos juninos para promover debates sobre a importância do SUS, considerando-o também como um patrimônio do povo brasileiro, assim como as tradições festivas desta época do ano.

Para a segunda ação, a “2ª Marcha em Defesa do SUS”, já há data, local e horário marcado: 6 de julho, na Catedral Metropolitana de Brasília (DF), a partir das 9h. Cerca de uma hora depois, a marcha deve chegar até o Congresso Nacional.

Os organizadores acreditam que a mobilização pela saúde passa, ainda, pela defesa dos direitos sociais como um todo, incluindo a previdência e a assistência social. “Não estamos aqui para defender nenhum partido e, sim, o SUS e a democracia. Agora não basta defender só o SUS, precisamos também ampliar o debate da seguridade social. É importante mais diálogo, escuta e atenção, com participação das organizações da sociedade civil”, explica Vânia Leite, assessora da Pastoral da Criança em Brasília (DF).

A “1ª Marcha em Defesa do SUS” foi realizada como atividade inicial da 15ª Conferência Nacional de Saúde, em dezembro de 2015. De acordo com o CNS, 10 mil manifestantes participaram, representando os mais variados segmentos da sociedade, de diferentes regiões do país.

Com informações do CNS.