Nesta terça-feira (22 de março), celebra-se o Dia Mundial da Água. Para chamar a atenção para a data e para as discussões tão necessárias sobre a temática, foi lançado hoje um novo Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, com enfoque na relação entre água e trabalho.

O documento demonstra que três quartos dos empregos no mundo dependem da água e que a escassez ou dificuldades de acesso à água é um dos fatores que podem limitar o crescimento econômico nos próximos anos. Entre os aspectos abordados, estão: extração da água e retorno à natureza, seus vários usos, gestão (abastecimento, infraestrutura, tratamento de águas residuais etc.), setores que dependem deste recurso (agricultura, pesca, energia, indústria e saúde), saneamento básico e sustentabilidade.

União de forças para debater e agir

A publicação é resultado da colaboração de 31 entidades das Nações Unidas e de 37 parceiros que constituem a UN-Water (ONU Água). O lançamento do relatório no Brasil, país que detém 12% da água potável do mundo, será realizado hoje na capital federal, Brasília (DF), durante o Seminário Mundial sobre a Crise Hídrica e a Segurança de Barragens, organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), em sua sede.

O conteúdo do relatório tem tudo a ver com as discussões que já acontecem no Brasil por conta da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, como é destacado na nota divulgada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para marcar esta data: “é nosso dever lutar por políticas públicas que garantam o direito de todos ao saneamento básico que implica o acesso a água potável com qualidade e um eficaz tratamento do esgoto a fim de que se preservem os rios e córregos”. Confira a nota completa da CNBB.

No ano passado, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil também já havia divulgado o Atlas de Desenvolvimento Sustentável e Saúde, que aponta o acesso a água como um dos indicadores de desenvolvimento humano.