Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou uma nova versão da Caderneta da Gestante. O material, que começou a ser distribuído no ano passado, passou por uma atualização no início deste ano. Entre os acréscimos, estão: orientações sobre o zika vírus; prescrição de ácido fólico e sulfato ferroso; vacina DTPA para gestantes (tríplice bacteriana acelular); exames para o companheiro; analgesia no momento do parto e papel/direitos do acompanhante; e mais informações sobre a gestante com HIV. Nos espaços para anotações dos profissionais de saúde, também passaram a constar consultas odontológicas, tratamento contra sífilis e pré-natal do parceiro.
Confira o arquivo atualizado: Caderneta da Gestante (pdf)
A atualização promovida pela Coordenação Geral da Saúde das Mulheres, em parceria com o Departamento de Atenção Básica, veio para dar conta das demandas mais atuais (como é o caso das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti), bem como de sugestões dos profissionais e mães que começaram a utilizar a Caderneta desde o ano passado, testando o novo material.
“Toda mulher tem dirteito a ter a Cardeneta da Gestante, ela é grátis”, reforça a enfermeira da coordenação nacional da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin. Ela explica que o material informa sobre o pré-natal, parto, direitos da mulher durante este período, exames a serem realizados, vacinas, entre outros aspectos físicos, emocionais e sociais. Além disso, reúne todas as informações relevantes para que os profissionais de saúde possam acompanhar o desenvolvimento da gestação e prestar o melhor atendimento, em segurança, no caso de uma emergência. Por isso, é tão importante que a mulher leve sempre consigo esta Caderneta.
Saiba mais sobre as novidades e o investimento neste material no Portal da Saúde.