evento colombia1

Maria das Graças Silva Gervásio e Dr. Nelson Arns Neumann representaram a Pastoral da Criança

Inspirados pelas palavras do Papa Francisco, presidentes, diretores e participantes de pastorais sociais e da Cáritas da América Latina e Caribe e representantes de organizações eclesiais que trabalham com a dimensão social da evangelização reuniram-se nesta semana em Bogotá, na Colômbia. Entre eles, estavam o coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Dr. Nelson Arns Neumann, e a coordenadora do núcleo de comunicação da Pastoral da Criança, Maria das Graças Silva Gevásio.

De 25 a 28 de janeiro, a capital colombiana sediou o seminárioUma Igreja em saída, pobre para os pobres”, promovido pelo Departamento de Justiça e Solidariedade (Dejusol) do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e pelo Secretariado Latino-americano e Caribenho da Cáritas (Selacc). O encontro tinha por objetivo debater – a partir da exortação apostólica Evangellii Gaudium – A Alegria do Evangelho, na carta encíclica Laudato Si’, e mensagens do Papa Francisco à América Latina – os desafios das pastorais para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, que valorize o próximo e o meio-ambiente, e respeite a realidade dos diferentes países.

Saída missionária

evento colombia3

Delegação brasileira que participou do encontro na Colômbia

"Hoje todos somos chamados a esta nova 'saída' missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho", afirmou Dr. Nelson, sobre as reflexões promovidas no Celam, a partir do pedido do Papa, de estimular uma Igreja que chegue a quem precisa.

Para Maria das Graças, o seminário foi uma oportunidade de discutir os documentos da Igreja na perspectiva social e também reafirmar a criança como prioridade absoluta nas ações das pastorais sociais. “Voltamos para o Brasil com o compromisso de preparar cinco países para implantarem a Pastoral da Criança, o que muito nos alegra”, contou.

Programação

Confira os temas e atividades realizadas em cada dia da programação:

  • Segunda-feira (25) - eucaristia inaugural presidida pelo cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá e presidente do Celam. Discussão sobre o Ano da Misericórdia e celebração do Jubileu da Misericórdia da Pastoral Social na América Latina e Caribe.

  • Terça-feira (26) - conferências sobre os desafios da encíclica Laudato Si para a Igreja latino-americana (padre Paulo César Barajas García, do Pontifício Conselho de Justiça e Paz) e um olhar para a realidade latino-americana e caribenha, com foco no desenvolvimento integral (Eduardo Ballón, rede Alop).

  • Quarta-feira (27) - dimensão social da evangelização na Evangelii Gaudium, com apresentação do monsenhor Gustavo Rodríguez, bispo de Yucatán e presidente do Dejusol/Celam; reflexões sobre o que o Papa fala à América Latina, com o monsenhor José Luis Azuaje, bispo de Barinas e presidente do Selacc.

  • Quinta-feira (28) - elaboração do Plano Pastoral para cada um dos programas do Dejusol/Selacc e eucaristia de encerramento em homenagem ao beato monsenhor Oscar Arnulfo Romero.

evento colombia2

Apresentação do livro "Dame la mano y danzaremos"

O encontro também ofereceu oficinas simultâneas sobre as redes sociais a serviço da pastoral social; dinâmicas e materiais didáticos para o trabalho social; como a Igreja se fazer presente na sociedade e o trabalho pastoral na indústria extrativista e cuidado com a criação. Teve também apresentação das experiências da Pastoral da Criança, da Pastoral da Saúde e do trabalho do Celam na Amazônia.

E contou ainda com um momento de apresentação do livro “Dame la mano y danzaremos – la niñez como desafío teológico y pastoral”, produção do projeto “Centralidad de la niñez”, lançado em novembro de 2015.

Confira mais fotos do evento.

1270 sifilis cpf1

Líder, capacitadora e coordenadora de área Roseli Flauzino conversando sobre prevenção com as gestantes da comunidade

Crianças e adolescentes nas ruas, precocemente expostos aos perigos das drogas, da prostituição