A Copel promoveu a sexta edição do Seminário Copel de Sustentabilidade, entre os dias 1º e 4 de outubro, que por meio de palestras, workshops e feira, contribuiu para dar visibilidade às boas práticas de sustentabilidade nas empresas, indústrias, universidades e órgãos do poder público, e neste ano teve como tema “A empresa e seu papel para um mundo sustentável”, com foco nos assuntos mudanças climáticas, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ética.
O evento aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, paralelamente a outras ações, como palestras com grandes nomes da sustentabilidade empresarial brasileira, como Mário Veiga, Fábio Feldmann, Raphael Rodrigues e Marina Klink, entre outros. A Pastoral da Criança, pela segunda vez, participou da Feira de Boas Práticas, que abre espaço para instituições sociais, de ensino e pesquisa, ONGs e empresas apresentarem suas melhores ações socioambientais.
Renata Seabra, diretora-executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, falou sobre algumas das metas dos ODS, e lembrou que o Brasil é um exemplo para outros países quando se fala de aceitação religiosa, e que esse tipo de ação também impacta no empresariado. Além disso, ela destacou que apesar dos recentes escândalos de algumas empresas nacionais, é importante tê-las dialogando também no mesmo espaço. “Não podemos condenar uma empresa porque sua diretoria teve ações erradas”, disse.
Uma novidade nesta edição foi a montagem de um módulo circular com três miniauditórios no vão livre do MON. Os três ambientes da Mandala da Sustentabilidade Empresarial correspondiam às dimensões do tripé da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) e abrigaram palestras e workshops sobre ética, gestão de resíduos e voluntariado empresarial.
Com informações da assessoria de imprensa da Copel.