Na próxima quinta-feira (13), a partir das 13h30, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe uma Audiência Pública para discutir a mortalidade infantil no estado. A Audiência, proposta pela deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde, Ana Paula Lima, foi um pedido da Pastoral da Criança que comemora, em 2015, 30 anos de atuação no estado. Em 1980, segundo registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a mortalidade infantil em Santa Catarina era de 46,1 mortes a cada mil nascidos vivos, passando para 10,1, em 2013. “Cada vida que é salva é motivo de alegria”, afirma Loiri Pessi Miorelli, coordenadora da entidade em Santa Catarina.

Atualmente, o estado tem o menor índice de mortalidade infantil – aquela que vai de 0 a 1 ano – do país. No Brasil, este índice é de 15 óbitos a cada mil nascidos vivos. “As líderes da Pastoral da Criança fazem um trabalho de prevenção, orientação e cuidado, e muitas mortes podem ser evitadas se as famílias têm esse tipo de orientação”, lembra Loiri. O evento, aberto ao público, deve contar com a participação de representantes de Conselhos de Direitos, de Saúde, de Políticas Públicas, Fóruns de Mortalidade Infantil, e outras entidades que discutem os direitos de crianças no estado.

Encaminhamentos

Uma das questões que deve ser tocada durante a Audiência é o acesso às informações sobre a mortalidade das crianças. Segundo a coordenadora estadual, alguns representantes da Pastoral da Criança nos Conselhos de Saúde têm dificuldade de obter estas informações nos municípios. “O nosso interesse não é investigativo, mas de prevenção”, diz. A intenção é facilitar o conhecimento destes dados, especialmente nos municípios onde a entidade está presente.

Outro objetivo é chamar a atenção da população de todo o estado para os primeiros 1000 dias de vida, ação da Pastoral da Criança que destaca o cuidado prioritário desde a gestação até os dois anos de idade. Segundo estudiosos, a atenção dada às crianças nesse período pode impactar em sua saúde até a velhice.

Comemorações

A Audiência Pública é uma das ações que integram a programação dos 30 anos da Pastoral da Criança em Santa Catarina. Todas as 10 dioceses do estado organizaram atividades, que acontecerão durante o mês de agosto, para celebrar as três décadas de atuação em terras catarinenses. “Queremos comemorar com quem já fez parte da Pastoral da Criança nesses 30 anos, e também convidar novos voluntários que se sintam chamadas a participar conosco”, cita a coordenadora.