A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Lúcia Altoé, participou da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – realizada de 15 a 24 de abril de 2015, em Aparecida (SP). “Momento de encontro e diálogo entre os bispos e, sobretudo, muitas trocas de ideias e desejo de uma Igreja comprometida com os pobres”, analisou.

Ir Vera Assembleia CNBB

Ir. Vera Lúcia Altoé em atividades da Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP)

O evento reuniu os bispos brasileiros, com quase 100 dioceses representadas, e teve como destaque a eleição da nova presidência da CNBB, escolhida para os próximos quatro anos. Também foram eleitos os bispos que ficarão à frente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), os membros da CNBB para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais.

Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida (SP), empossou a nova formação da CNBB na manhã desta sexta-feira (24 de abril): 

• Presidente – Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo de Brasília (DF)
• Vice-presidente – Dom Murilo Krieger – Arcebispo primaz do Brasil da Arquidiocese de Salvador (BA)
• Secretário geral – Dom Leonardo Steiner – Arcebispo auxiliar de Brasília (DF)

O novo organograma completo está disponível no site da CNBB. 

Igreja e sociedade

Entre os diversos temas abordados durante os dias da Assembleia estavam: ecumenismo, cristãos perseguidos, Ano da Paz, mensagem pelos 50 anos do Diaconato Permanente, Amazônia, Fundo de Solidariedade e continuidade das ações da Conferência. E ainda “muitas colocações sobre a reforma política e a situação dos índios. Tudo em um clima de muito respeito e partilha”, destacou Ir. Vera. Os bispos também participaram de um retiro pregado por Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG).

Na coletiva de imprensa de encerramento da Assembleia, logo após a posse da nova presidência, também foram divulgados os documentos aprovados ao longo dos dias de reunião, como a mensagem “Pensando o Brasil”, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e uma nota sobre o momento nacional

*Com informações do site da CNBB.