visita japoneses1

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Lúcia Altoé, e o gestor de relações institucionais, Clóvis Boufler, receberam, nesta terça-feira (17 de março), a visita do Sr. Osamu Fujimura, ex-secretário geral do gabinete do primeiro ministro do Japão e vice-presidente da Ashinagaorganização sem fins lucrativos que busca proporcionar financiamento educativo e apoio psicológico a crianças e adolescentes que perderam os pais – devido a enfermidades, acidentes, suicídios ou desastres naturais (incluindo terremotos e tsunamis) – ou nos casos em que seus tutores foram vitimados de forma grave.

A visita tinha como objetivo apresentar as atividades da Ashinaga e trocar ideias a partir da experiência de referência da Pastoral da Criança no acompanhamento de gestantes e crianças das comunidades mais pobres do Brasil e de outros países. Sr. Fujimura estava acompanhado de seu assessor, Sr. Yanase; do cônsul geral do Japão em Curitiba (PR), Sr. Toshio Ikeda; do cônsul Sr. Takahiro Iwato e da tradutora Sra. Motoko Yeboles.

Irmã Vera destacou que “esse serviço humanitário ajuda as classes minoritárias e que organizações assim são importantes para valorizar o potencial dos menos favorecidos”. Também agradeceu a iniciativa do encontro e a oportunidade de estar com pessoas que têm em comum o ideal de olhar para o outro.

Solidariedade que ultrapassa continentes

A comitiva visitou as exposições internas do Museu da Vida, fazendo perguntas e compartilhando conhecimentos sobre os primeiros mil dias de vida, o Cantinho do Brincar, as peças das comunidades na Galeria da Vida, a história da Pastoral da Criança e de sua fundadora. No gabinete da Dra. Zilda, Sr. Fujimura lembrou que a Ashinaga também atuou para auxiliar as vítimas do terremoto no Haiti, em 2010.

visita japoneses2

Entre as palavras e assinaturas em japonês deixadas no painel da exposição “História da Pastoral da Criança”, em giz de cera colorido, havia uma mensagem especialmente dedicada às crianças da África.

“Estive aqui há um ano, agora com o Museu pronto, parece até outra organização. Nós também, um ano atrás viemos com muitas ideias, e neste tempo avançamos, hoje temos um projeto mais concreto. Assim como a Pastoral da Criança está crescendo, a Ashinaga também quer expandir. Espero que possamos caminhar juntos por um futuro melhor”, declarou o Sr. Fujimura, ao final do encontro.

Ashinaga

Com sede em Tóquio, no Japão, a Ashinaga é presidida pelo Sr. Yoshiomi Tamai, seu fundador original. Até dezembro de 2013, 36.958 estudiantes já tinham terminado o ensino médio e recebido formação de ensino superior com o auxílio da organização, em universidades e escolas no Japão. Nesta estatística, estão incluídos 49 estudantes bolsistas da Ashinaga provenientes de países como Afeganistão, Haiti, Indonésia, Sri Lanka, Turquia, Iraque, Somália e Uganda. Saiba mais.