O Ministério da Saúde lançou nesta semana, como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, a campanha "Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar". A ação quer conscientizar a população sobre a doença, especialmente sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os dados indicam que a doença teve um retrocesso no número de casos nos últimos 10 anos. A incidência que era de 4,52, em 2003, a cada 10 mil habitantes, passou para 1,42 em 2013, uma queda de 68%. Entretanto, o Brasil ainda ocupa o lugar de segundo país com o maior número de casos, de acordo com uma pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz.

Ação na Pastoral

A Pastoral da Criança contribui para que estes números diminuam capacitando seus líderes para levar mais informação sobre a doença às famílias da comunidade. Para isso, disponibiliza uma cartilha sobre o assunto para que seus eles possam identificar possíveis casos e orientar as famílias atendidas.

Cartaz hanseniase