Cerca de 20 mil pessoas compareceram ao evento que aconteceu no sábado, 10 de janeiro de 2015, na Arena da Baixada do Clube Atlético Paranaense. Ônibus vindo de Tocantins, Pará e Maranhão são alguns dos estados dos quais saíram grupos que viajaram mais de 30 horas para participar deste momento da Pastoral da Criança.

Celebração

A Celebração Eucarística contou com a presença de 31 bispos - Foto:José Fernando Ogura

Além de líderes, crianças e jovens que foram atendidos pela Pastoral da Criança, e entusiastas da instituição, dezenas de autoridades participaram do evento, se comprometendo com a infância no país. Entre estes estavam Ideli Salvatti, Secretária Especial de Direitos Humanos do Brasil; a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes; o secretário estadual de Assuntos Estratégicos e sobrinho da médica, Flávio Arns; e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Além destes, representantes do Fundo das Nações Unidas (Unicef), o ex-governador de São Paulo, José Serra, e de parceiros da entidade, como Banco HSBC e Itaipu, marcaram presença no evento.

A Celebração foi aberta com o "Compromisso com a criança", em que foi possível conhecer a situação da infância no Brasil e todos os presentes se comprometeram com a busca pela vida plena a todas as crianças. Os atores Vera Holtz, Fernanda Machado e Luís Melo foram os apresentadores e Pe. Reginaldo Manzotti conduziu as músicas.

Moção de apoio

Até o início da semana, foram recolhidas mais de 215 mil assinaturas, 70 mil entre sexta e sábado no Museu da Vida. As listas foram entregues ao administrador da Arquidiocese de Curitiba, Dom Rafael Biernaski durante a Celebração Eucarística que contou com a presença de 31 bispos de todo o país, e foi conduzida por Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida (SP), pelo co-fundador da Pastoral da Criança e arcebispo de Salvador (BA), Dom Geraldo Magella Agnelo, e pelo Padre Reginaldo Manzotti.

Este número ainda deve aumentar, já que a população continua demonstrando seu apoio e entregando mais assinaturas.