A pouco mais de 20 dias da entrega das moções de apoio ao pedido de abertura do processo de beatificação da fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, a Coordenação Nacional da entidade já recebeu 110.394 mil assinaturas de todo o Brasil. A expectativa é que até a Celebração Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças, quando todas as listas serão entregues à Arquidiocese de Curitiba, esse número continue crescendo.

Segundo a Ir. Veroni Medeiros, responsável por receber as moções na Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, cerca de 10 mil assinaturas devem chegar até a data. "Recebo ligações de pessoas, de todo o Brasil, que informam que trarão no dia da Celebração as assinaturas de apoio coletadas", conta. Além de assinaturas de todos os estados do Brasil, há também de outros países onde a Pastoral da Criança está presente, como Colômbia.

Participação popular

A participação popular no processo que será aberto pela Arquidiocese de Curitiba para pedir a beatificação da Dra. Zilda é fundamental, afirma Ir. Veroni. Segundo ela, é a partir dessas assinaturas que a Igreja entende que o povo está se mobilizado e apoiando a causa e não uma entidade específica: "Nós, da Pastoral da Criança, apenas recebemos esse material. As assinaturas expressam o desejo do povo em reconhecer a fama de santidade da Dra. Zilda. Certamente na vida de cada pessoa que assinou essa moção está presente a herança espiritual deixada por Dra. Zilda".

Quem ainda não assinou, mas quer declarar seu apoio ao processo, deve procurar a secretaria da paróquia ou líderes da Pastoral da Criança e solicitar a moção. Outra opção é imprimir uma cópia e coletar assinaturas, as folhas podem ser encontradas no site da entidade, no endereço pastoraldacrianca.org.br/pt/mocao-de-apoio. Há casos de grupos que não imprimiram a lista, mas montaram suas próprias moções e recolheram assinaturas e número de documento, conforme o indicado. "Isso demonstra o carinho e o quanto as pessoas reconhecem esse espírito de santidade que Dra. Zilda tinha", lembra a Irmã.

As assinaturas – ou digitais, no caso de pessoas que não saibam escrever – devem estar acompanhadas pelo número do RG ou CPF. Para ser considerada válida, as moções devem ser assinadas com canetas azul ou preta, devem ter o máximo possível das linhas disponíveis para assinaturas preenchidos e não se deve rasurar ou passar a limpo as assinaturas. Cada pessoa deverá assinar apenas uma vez a moção.

Leia também