A Assembleia Legislativa do Ceará comemorou, em sessão solene na tarde desta segunda-feira (07/12), o Dia Estadual da Pastoral da Criança, celebrado anualmente no dia 31 de Maio. A data foi instituída por meio de projeto de lei de autoria da deputada Lívia Arruda (PMDB), também propositora da solenidade, com o objetivo de "oferecer apoio e reconhecimento à entidade, que presta serviços ao indivíduo numa fase determinante de sua vida", avalia.
A Pastoral da Criança é uma organização comunitária de atuação nacional, que trabalha com crianças de zero a seis anos, ou primeira infância, nas áreas de saúde, educacional, psicológica, dentre outras, objetivando o desenvolvimento integral dessas crianças e a melhoria na qualidade de vida de suas famílias.
Segundo a deputada, o trabalho que a entidade realiza no Ceará tem auxiliado milhares de famílias carentes por todo o Estado. A Pastoral atua atualmente em 155 municípios cearenses, "pretendendo ainda alcançar todas as cidades do Ceará", como afirma Marister. Segundo ela, a Pastoral tem deixado sua marca no Ceará, ao longo dos 24 anos de sua existência no Estado, e a instituição da data veio para reconhecer o trabalho dos voluntários atuantes.
Marister destaca também que existem atualmente cerca de 240 mil voluntários capacitados trabalhando para o desenvolvimento de crianças carentes em todo o Brasil. Ela vê a instuição da data como uma oportunidade de angariar novos voluntários. "Eles são os pilares da Pastoral. A data pode servir também para divulgar o nosso trabalho, e quem sabe, somar voluntários ao nosso quadro", avalia.
Dentre as homenageadas na solenidade estavam Marister Pereira de Oliveira e Francisca Ferreira da Costa, coordenadoras estadual e diocesana, respectivamente, da entidade, que receberam placas comemorativas em nome das pessoas atuantes na organização.
Da sessão, participaram ainda representantes da Defensoria Pública Geral do Estado, do Unicef, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado (Apdm-Ce) e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado.
Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Ceará