"Cuide bem de você e de todos os que você ama". Este é o lema da campanha promovida pela Pastoral de Aids e que será lançada na tarde desta quinta-feira (27), na sede da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), em Brasília. A campanha quer incentivar as pessoas a fazer o teste para diagnosticar o vírus precocemente, e não apenas quando a doença já está em estágio avançado.
Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), estima-se que durante 2013, haviam 35 milhões de pessoas com o vírus HIV ao redor do mundo, 2,1 milhões foram infectadas e 1,5 milhão morreram em decorrência de doenças relacionadas à AIDS.
O objetivo da Campanha da CNBB é fazer com que as pessoas sejam diagnosticadas cada vez mais cedo, de maneira a receberem tratamento adequado e evitando a transmissão do vírus. A expectativa da Unaids é, até 2020, cumprir a meta 90-90-90: 90% de todas as pessoas com HIV conheçam seu diagnóstico, que 90% das pessoas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral, e que 90% das pessoas que recebem o tratamento possuam carga viral suprimida e não possam mais transmitir o vírus.
Comprometimento
Para o frei Luiz Carlos Lunardi, assessor da Pastoral da Aids, é preciso comprometimento de toda a sociedade no enfrentamento da doença. "Todos os setores sociais, todas as organizações devem se comprometer na luta contra a Aids. No acompanhamento das pessoas [portadoras do] HIV, uma questão de solidariedade; na questão do acesso aos medicamentos e tratamentos; na superação do estigma e do preconceito; e lutar e se engajar na luta pelo acesso ao diagnóstico precoce", disse.
Estarão presentes no lançamento o Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o coordenador do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, o Secretário Executivo da Pastoral da Aids, Frei José Bernardi e o assessor da Pastoral da Aids, Frei Luiz Carlos Lunardi.
Com informações da CNBB.