Risco de Morte Súbita Infantil cai 70% se bebê dormir de barriga para cima


Um estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostra que colocar o bebê para dormir de barriga para cima reduz em até 70% o risco de morte súbita. Com esse dado, cai por terra a crença de que, ao dormir de barriga para cima, o bebê pode aspirar o próprio vômito e se afogar.

 

A pesquisa da UFPel constatou que se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma ‘silenciosa‘.

Os pesquisadores ressaltam também que, ao deitar de lado ou com a barriga para baixo, o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Apesar das comprovações feitas pela pesquisa, poucas mães adotam a medida.

Para ajudar a conscientizar os pais sobre o assunto, em junho deste ano, a Pastoral da Criança lançou uma campanha para orientar mães de todo o país sobre a posição correta para o sono dos bebês. (Fonte: Pastoral da Criança e Sociedade Brasileira de Pediatria)

Fonte: Cruzeiro do Sul (Sorrocaba) – 04/12/2009 – Pág. 3